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  • Vanessa Frazão

A importância da pesquisa no desenvolvimento imobiliário

Tão importante quanto o saber, é saber o que se precisa saber


Um mercado bastante familiar, com construtoras pequenas e empreiteiras que se tornaram grandes incorporadores. Ou grupos de amigos ou famílias possuidoras de um terreno que viram incorporadoras. De potências totalmente profissionalizadas a estruturas amadoras.


Esse é o nosso mercado.



Andando pelas ruas e observando os diferentes empreendimentos podemos perceber a assertividade de alguns projetos aos erros crassos de outros.


De um período onde o mercado era menos competitivo e concorrido aos dias atuais, onde os projetos “brotam” a cada esquina. Dos dias em que donos das empresas sabiam o que fazer em seus terrenos e que o tempo corrigia os desvios, “zerando” até os projetos mais questionáveis, aos dias em que o excesso de oferta ou a inadequação dos projetos são retratados em elevados estoques em determinadas regiões.


Não considerar o perfil do comprador, não considerar a renda da região e o volume de unidades que esta pode absorver e não perceber as necessidades do público alvo, são alguns dos erros comuns que impactam no desempenho acanhado de determinados produtos.


O negócio imobiliário está longe de ser uma atividade simples. Variáveis como o potencial construtivo, custo de construção, gabarito, recuos, preço de venda, perfil do cliente, fazem dele um grande lego a ser montado e nem sempre o resultado que “para em pé” é o mais adequado para venda. Qual o limite de preço que o comprador aceita? Quais as concessões que faz em prol da viabilização do sonho?


São elas, as pesquisas qualitativas, quantitativas, estudos de potencial, análises de cenário competitivo, estudos de tendências e comportamento e outras tantas ferramentas, que tiram o empreendedor do escuro e lhe coloca em uma condição de mitigar riscos e tomar as melhores decisões. No centro de tudo isso, um dos bens mais preciosos, a Informação!

Nem sempre barata, nem sempre externa, muitas vezes sem custo e já “dentro de casa”, capaz de alterar drasticamente o cenário competitivo das organizações, a informação para a tomada de decisão tem feito parte do foco de muitas organizações de diferentes portes.


Você já se perguntou hoje, o que quer o seu cliente? Quem é o seu cliente? Onde ele está?


Trabalhando com recursos finitos de verba, equipe e tempo, não podemos mais nos dar ao luxo de errar, seja na comunicação, no programa ou metragem dos projetos, escopo do lazer, aspectos de fachada ou número de unidades.


O melhor produto? O mais adequado ao seu cliente, pelo preço que ele pode pagar, rentabilizando adequadamente o incorporador.


Tão importante quanto o saber, é saber o que se precisa saber.


É a informação para a tomada de decisão.


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